A Prefeitura de Sinop oficializou recentemente um termo de fomento no valor de R$ 629 mil destinado ao Centro Social Menino Jesus, destinado ao acolhimento institucional de crianças de até 12 anos, sob medidas judiciais ou do Conselho Tutelar. O aporte foi aprovado pela Secretaria de Assistência Social e pela Câmara de Vereadores.
Os recursos serão completamente aplicados na manutenção de estrutura e pessoal, incluindo o pagamento de salários, férias, 13º, encargos trabalhistas e possíveis rescisões de 16 profissionais — entre monitoras, cozinheira, zeladores, psicóloga e assistente social. Atualmente, o abrigo acolhe cerca de 20 crianças em tempo integral, com atendimento que abrange saúde, educação, apoio psicossocial e cultural.
Desde março de 2025, o abrigo também se beneficia da campanha municipal “Leão Amigo do Idoso e da Criança”, que permite destinar parte do Imposto de Renda aos Fundos da Infância e do Adolescente. Graças a essa contribuição, já foram adquiridos equipamentos como máquinas de lavar e secar, ar-condicionado, reforma de cozinha, além da substituição de veículo institucional
O diretor João Carlos Girardi ressalta a importância desses investimentos:
“Esse recurso tem sido importante nos últimos anos para reestruturação do abrigo. Temos máquinas novas, reestruturamos cozinha e trocamos veículo — tudo isso graças ao FIA”
Funcionando 24 horas, o Menino Jesus atende integralmente crianças encaminhadas por medida judicial ou Conselho Tutelar. O objetivo da instituição vai além do acolhimento: preparar os pequenos para retornarem à família, à família extensa ou, em último caso, para adoção.
Importância do investimento
- Garante assistência psicossocial, de saúde e educação.
- Melhora a infraestrutura e o ambiente acolhedor.
- Apoia a equipe técnica, essencial para o fortalecimento dos vínculos familiares e adoção.
Com o reforço orçamentário e a mobilização de campanhas públicas, o Abrigo Menino Jesus está mais qualificado para oferecer cuidados humanizados e acolhedores às crianças em situação de vulnerabilidade.