Conheça o Abrigo Menino Jesus Crianças

Desde a nossa fundação em 1987, acolhemos crianças em situação de vulnerabilidade social, oferecendo um lar, educação e carinho para o seu desenvolvimento integral. Nosso compromisso é proporcionar segurança, afeto e oportunidade de crescimento, apoiando cada criança em sua caminhada rumo a um futuro mais digno.

NOSSA HISTÓRIA

O Abrigo Menino Jesus – Crianças, é uma Instituição de fins não econômicos, localizada no município de Sinop, Estado de Mato Grosso. Foi fundado em 1987 com o surgimento de crianças abandonadas na cidade de Sinop.

Na busca de acolher tais crianças, foi firmado um convênio entre a Mitra Diocesana de Sinop e a extinta FUNABEM – Fundação Nacional do Bem Estar do Menor, para a construção de infraestrutura básica em uma área (chácara) da Mitra Diocesana de Sinop. As casas foram construídas também com a participação da comunidade através de trabalho voluntário com o objetivo de abrigar temporariamente as crianças até que pudessem retornar para suas famílias ou serem adotadas, dependendo cada situação.

Com o aumento considerável do número de crianças em vulnerabilidade e risco social  afastadas dos agressores por ordem judicial ou via Conselho Tutelar, tornou-se necessário formalizar judicialmente o então “orfanato” sendo oficialmente fundado como Centro Social Menino Jesus de Sinop no dia 02.08.1990.

A instituição teve sua gestão através de casais voluntários do grupo “Encontro de Casais com Cristo – ECC” da Igreja Católica e desde 2008 é gerida pela ADESTEC – OBRA PADRE PIO

e tem sua atuação norteada pela doutrina  da Igreja Católica, Apostólica Romana.

O Abrigo Menino Jesus – Crianças, enquanto Serviço de Acolhimento Institucional é um espaço de proteção provisório e excepcional, destinado a abrigar crianças privadas da convivência familiar e que se encontram em situação de risco pessoal ou social, caracterizadas como vítimas de violência ou que tiveram seus direitos violados; temporariamente, até que possa retornar para a família natural. Quando não for possível a reintegração da criança em sua família natural, busca-se família extensa (familiares). Caso não haja pessoa habilitada na família extensa, cuida-se de cada criança/adolescente enquanto  aguarda deferimento judicial para inserção em família substituta (guarda/adoção).

O Abrigo é parte do Sistema de Garantia de Direitos – SGD, buscando desenvolver seu trabalho no sentido de que cada criança permaneça institucionalizada o menor tempo possível, envidando todos os esforços para que haja uma rápida decisão do Judiciário.

O Abrigo caracteriza-se como Serviço de Acolhimento Regional, visto que recebe crianças do município de Sinop e Santa Carmem, considerando a abrangência da Comarca de Sinop.

As crianças institucionalizadas no Abrigo são inseridas na rede socioassistencial do município, recebendo atendimento no âmbito escolar, na rede pública de saúde e assistência social, entre outros.

A instituição conta com voluntários, especialmente  estudantes, que desenvolvem atividades especialmente de recreação, entretenimento e cuidados na área da saúde.

Quando chegam ao Abrigo as crianças trazem consigo uma história de vida com tristeza e sofrimento, muitas vezes até traumas; na instituição recebem os cuidados de alimentação, saúde, educação e acima de tudo respeito e carinho.

As crianças acolhidas no Abrigo recebem atendimento através de uma Equipe Técnica composta por profissionais de assistência social, psicologia e pedagogia . As crianças a partir dos 6 anos frequentam escola, no restante do tempo permanecem realizando as tarefas educacionais complementares e participando de atividades de lazer , cultura e entretenimento.

A manutenção mensal da instituição e a origem de recursos para a reestruturação da entidade se dá através de: Termos de Fomento com o Município de Sinop; doações de instituições; campanhas e doações de empresas e doações da comunidade.

A infraestrutura física da instituição está em ótimas condições, com: duas casas de moradia, cozinha-refeitório, lavanderia, centro de múltiplo uso para atendimentos diversos, centro pedagógico – com sala de inclusão digital, sala de música, playgraud,  espaço de recreação ao ar livre e um coberto que proporciona as crianças institucionalizadas uma melhor acolhida, principalmente no período de chuvas.

No Abrigo há um esforço coletivo em proporcionar às crianças um ambiente propício ao compartilhamento da alegria de viver, a sequência da formação educacional com qualidade, a inserção digital e consequentemente o preparo completo para uma vida normal visando o retorno, se possível, ao seio de suas famílias ou em último caso a inserção em uma nova família mediante adoção. Busca-se assim que as famílias (naturais ou adotivas) tenham em seus lares filhos preparados para a convivência familiar e social.

João Carlos Girardi
Gestor